O que o aluno poderá aprender com esta aula:
. Identificar substantivos;
. Analisar a função do substantivo na construção do texto;
Atividade 1 – Laboratório de Informática – atividade em
dupla
Iniciar a atividade com a
canção “Criança Não Trabalha”, composição de Arnaldo Antunes e Paulo
Tatit, orientando os alunos para acompanharem a letra
Atividade 2 -
Registrar no Word as palavras da canção, agrupando-as em:
a) nomes de brinquedos:
b) nome de brincadeiras:
c) nomes de ações:
d) nomes de medicamentos:
e) nomes de alimentos:
f) nomes de outros objetos:
Atividade 3 -
Registrar no Word
1º) As palavras foram escritas com letras maiúsculas ou
minúsculas?
2º) Que palavras estão no masculino? E no feminino?
3º) Os nomes dados aos objetos são comuns? O que você
entende por nomes comuns?
4º) Por que nesta letra de música o uso de substantivos
foi predominante?
5º) Que universo pertencem os objetos citados na letra? Ao
adulto ou ao da criança?
6º) Explique o que entendem do refrão: "Criança não
trabalha/criança dá trabalho".Vocês concordam com esta afirmação?
Atividade 4-
Pesquisa sobre o conceito de substantivo e a classificação
em comuns e próprios, segundo a gramática e registrem no Word. Disponível no
site:
Pesquisa
JOGOS E ATIVIDADES ONLINE
QUEBRA CABEÇA SUBSTANTIVO
JOGO DO SUBSTANTIVO
FORCA DOS SUBSTANTIVOS COLETIVOS
SIMULADO DOS SUBSTANTIVOS
SUBSTANTIVOS COLETIVOS
EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS
FLEXÕES DO SUBSTANTIVO
SUBSTANTIVOS COMUNS
JOGO DA MEMÓRIA
JOGO DA FORCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário